Angola reforça saúde com sete hospitais de
Já o Hospital Geral de Viana “Bispo Emílio de Carvalho”, localizado no Zango, tem capacidade para 350 camas, emprega mil e 200 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de imagiologia e de laboratório. As previsões do Governo angolano apontam para um crescimento da economia de 4,1% em 2025, acima das estimativas do Fundo Monetário Internacional. O Presidente angolano concedeu indulto a 51 condenados, entre os quais o filho de José Eduardo dos Santos, quatro ativistas e uma influenciadora digital, que deixam de cumprir pena de prisão a partir de 01 de janeiro. A companhia aérea angolana TAAG anunciou ter cancelado os dois voos que tinha previsto efetuar esta terça-feira entre Luanda e Maputo face à insegurança pós-eleitoral que se vive em Moçambique.
Na província do Cuanza-Sul, o Hospital Geral “Raúl Díaz Arguelles” é também uma unidade sanitária de nível terciário com 200 camas e equipado com aparelhos de última geração para garantir cuidados médicos de alta qualidade. A estas unidades, concebidas para oferecer serviços especializados com padrões humanizados, junta-se o Centro de Hemodiálise do Huambo, na região centro do país. O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, anunciou, esta quinta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, que nos próximos tempos serão encerrados os postos de abastecimento de combustíveis em excesso em algumas zonas fronteiriças do país. Os habitantes da província de Malanje reclamam, ainda hoje, do Governo maior atenção para a região, reivindicando a implementação de projectos económicos, sociais e a construção de um Memorial, devido à dimensão histórica na luta contra a ocupação colonial da Revolta de Cassange. Hoje, 4 de Janeiro, recorda-se o massacre da Baixa de Cassange que em 1961 marcou o início da contestação à ocupação colonial e é um dos marcos na luta que iria levar à libertação. A operacionalização dessas infra-estruturas é descrita como a expressão da determinação do Executivo angolano de apostar em serviços de proximidade para aumentar o acesso aos cuidados primários.
Meloni janta com Trump na residência do presidente eleito na Florida
O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta terça-feira, os governadores das recém-criadas províncias do Cuando, do Cubango, do Moxico-Leste e do Icolo e Bengo. Descontentes com a decisão do Governo, os habitantes da região reclamam o retorno do Feriado Nacional e celeridade na construção do prometido Memorial dos Mártires de Cassange, cujo protagonismo da acção divide os partidos da luta de libertação, o MPLA e a FNLA. Em resposta, as autoridades coloniais portuguesas ordenaram a acção da força aérea que bombardeou indiscriminadamente a região, com bombas Napalm, causando a morte de milhares de cidadãos angolanos. A província de Malanje acolheu, este sábado, 04 de Janeiro, o acto político central da data de comemoração histórica de homenagem aos mártires da repressão colonial. Por seu turno, o Hospital Geral do Cunene “General Simione Mucune” promove tratamento médico diferenciado às populações do Sul do país, reduzindo significativamente evacuações para unidades centrais ou no exterior. Por seu turno, o Hospital Geral de Cacuaco “Heróis de Kifangondo” conta com mais de 300 camas, estando preparado para assistência especializada de média e alta complexidade, com um atendimento pediátrico, obstétrico e um centro de oncologia.
Angola reforça saúde com sete hospitais de referência
O Banco de Exportação-Importação dos Estados Unidos está a ser analisado por causa de uma doação de 2,5 mil milhões de dólares para o desenvolvimento de energia verde em Angola, que beneficia empresas estrangeiras com ligações à China e ao presidente angolano, apesar de o banco afirmar que irá apoiar milhares de empregos americanos. A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional. Por outro lado, foi possível diminuir as evacuações para o exterior do país, através da Junta Nacional de Saúde, como resultado dos investimentos do Executivo angolano para melhorar os indicadores de saúde pública e de cobertura de vacinação de rotina. Com capacidade para 160 camas, o novo HMP conta com salas de observação, urgência, imagiologia, laboratório e ecografia, entre outros serviços, além de apoiar a formação dos profissionais da saúde militar.
O Banco Económico registou um resultado líquido negativo de 55,5 mil milhões Kz nos primeiros meses deste ano, depois de ter contabilizado lucros de 89,5 mil milhões no mesmo período do ano passado, de acordo com cálculos do Expansão com base no balancete individual relativo ao terceiro trimestre de 2024. O grupo parlamentar da UNITA, maior partido da oposição angolana, defendeu hoje, ao invés do indulto presidencial, uma amnistia geral que extinga “todos os processos de condenação marcadamente levados a… O acto político de hoje foi presidido pelo ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos, e várias homenagens vão ser realizadas em todo o país para assinalar a data. No domínio da especialização, foi anunciado um plano de formação de 38 mil profissionais de saúde de especialidade, a decorrer até 2027.
O ajustamento resulta de um acordo assinado entre o Executivo e as três principais centrais sindicais do país, que eleva o Salário Mínimo Nacional para os trabalhadores em geral para 70 mil kwanzas, o que equivale a cerca de 74 euros. Analistas políticos em Luanda afirmam que o ano de 2025 vai ser, novamente, de incertezas e de muitos desafios para os angolanos. Uma linha de crédito no valor de 15 mil milhões de kwanzas destinada ao sector agro-pecuário vai ser disponibilizada, em 2025, pelo Governo.
Detidos sobas acusados de vandalização de bens públicos em Malanje
- Os habitantes da província de Malanje reclamam, ainda hoje, do Governo maior atenção para a região, reivindicando a implementação de projectos económicos, sociais e a construção de um Memorial, devido à dimensão histórica na luta contra a ocupação colonial da Revolta de Cassange.
- O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, anunciou, esta quinta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, que nos próximos tempos serão encerrados os postos de abastecimento de combustíveis em excesso em algumas zonas fronteiriças do país.
- A companhia aérea angolana TAAG anunciou ter cancelado os dois voos que tinha previsto efetuar esta terça-feira entre Luanda e Maputo face à insegurança pós-eleitoral que se vive em Moçambique.
- O indulto tem em conta “o bom comportamento” e a “ausência de perigosidade social da restituição à liberdade” dos vários condenados, que estão detidos em diferentes provincias.
Contém cinco salas de operação, oito enfermarias para internamento, um centro de diagnóstico centralizado e serviços de emergência, obstetrícia, ginecologia, pediatria, ortopedia e medicina geral. São também abrangidos pelo indulto os ativistas Abrão Pedro dos Santos “Pensador”, Adolfo Miguel Campos André, Gilson da Silva Moreira “Tanaice Neutro”, Hermenegildo José Victor André “Gildo das Ruas” presos desde setembro de 2023 por ultraje e injúrias ao Presidente Camunda News da Republica quando participavam num protesto de mototaxistas. O indulto tem em conta “o bom comportamento” e a “ausência de perigosidade social da restituição à liberdade” dos vários condenados, que estão detidos em diferentes provincias.
A Amnistia Internacional tinha em curso uma campanha para a libertação dos ativistas e de Neth Nahara, defendendo que a Constituição angolana protege a liberdade de expressão. O Bloco Democrático (BD), oposição angolana, lamentou hoje a “posição imediata” do Governo português sobre a decisão do Conselho Constitucional de Moçambique (CC) e desafiou o executivo angolano a “abster-se… O novo hospital, com capacidade para 200 camas, foi concebido para proporcionar um ambiente acolhedor aos utentes e suas famílias e oferece também serviços de hemodiálise e unidades de terapia intensiva (UTI). A infra-estrutura sanitária presta serviços de cirurgia, imagiologia, reabilitação física, neonatologia, urgências, cuidados intensivos e outros, com destaque para o atendimento a doentes renais, que, pela primeira vez, dispõem de sessões de hemodiálise localmente.
O robô cirúrgico, colocado à disposição do Serviço Nacional de Saúde, junta-se aos outros meios para uma melhor prestação de cuidados de saúde. Enquanto isso, o Centro de Hemodiálise do Huambo, segunda unidade do país com maior capacidade de internamento, pode acolher 294 doentes renais em três turnos diários e 392 em quatro turnos diários. O Hospital Geral do Cuanza-Norte “Mário Coelho Pinto de Andrade” tem capacidade para atender mais de mil pacientes por dia com 200 camas para internamento. A decisão do ajustamento resulta da degradação do poder de compra, com o aumento da inflação na economia angolana nos últimos anos.